sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Ribamar BTT - Descida do Zimbral

Desta vez, neste post, vamos um bocado mais para Norte e dar-vos a conhecer mais um player dos trailbuilders ali da Zona, o Ribamar BTT. Esta organização creio que pertence à associação de moradores de Ribamar, e promove anualmente um passeio / prova ali pelas encostas de Ribamar, Sto Isidoro e Monte Bom. E para esse evento costumam abrir alguns trilhos novos ou dar manutenção a antigos, com direito a estruturas de madeira e algumas passagens mais intensas… E a descida do Zimbral é uma dessas.


where the fun begins

obrigatório largar travões


Não é mito, na Ericeira o mar é mesmo mais azul


A descida é no monte que fica mesmo ao lado da Etar de Ribeira d’Ilhas, o que proporciona uma bela vista sobre a praia,  e apesar de ser curta, proporciona alguma emoção, pois tem ali uma boa mistura de várias situações que habitualmente encontramos no MTB: trialeiras, curvas com e sem apoio, zonas expostas e afloramentos rochosos. É um trilho super rápido e mesmo quando um gajo está naqueles dias em que não quer cair, é quase impossível passar ali devagar. O trilho parece que puxa por nós.

watch for the incoming traffic

 no fall zone!


no fall zone!



Logo ao início, temos uma zona de porradinha nos braços mesmo boa para largar travões, e depois disso já a adrenalina está lançada na circulação e não há nada a fazer senão ripar por ali abaixo. Só é preciso ter algum cuidado, pois já ali apanhei por duas vezes uns corajosos que acham que aquele trilho também é para subir a pé... Já a chegar ao final junto à estrada, para a edição de 2015, os trailbuilders até colocaram uma estrutura de madeira, para se conseguir fazer os últimos metros sem se ficar perpendicular à estrada que vem de Sto. Isidoro. Mas como já lá está há 2 invernos e 2 verões, está já um bocado “podre” e não aconselho a passar por aí.



A curva mais apertada do trilho 


Trialeira final 


As eólicas de Ribamar, sempre presentes nos passeios ali na zona

Sem comentários: