segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Mafra BTT - Trilho do Sr. Heitor (e Trilho das Pontes)

O trilho do Sr. Heitor, ou trilho do Arquitecto é a joia da coroa do Mafra BTT. É um dos mais antigos (posso estar enganado, mas terá sido o primeiro trilho do Mafra BTT), e resulta da recuperação de um trilho pedonal muito antigo no vale do arquitecto, que tinha uma série de azenhas. O trilho começa na zona mais Oeste de Mafra, junto à CRIMA e termina numa capela (Nossa Senhora do Arquitecto) que fica bem perdida no meio do mato. É o mais badalado e na minha opinião talvez o mais divertido de todo o cardápio. E muito sinceramente, não há vez em que lá pelo meio não pense, “fdx, este trilho é mesmo altamente”. Por ser assim tão bom, e também por se ligar a outros nesta fantástica rede de trilhos, é um dos mais “batidos” e para onde rumam muitas das minhas peregrinações em duas rodas.

é por aqui


entre-muralhas




O triho no trailforks está classificado como verde. Tem quase 2kms de extensão e apesar de ser um trilho que se consegue fazer em ambas as direcções, é “downhill primary”, com cerca de 90m de desnível. Apesar de ser pouco inclinado, é um dos trilhos mais rápidos do menu. Em termos técnicos não há nada que não se ultrapasse com uma bike de XC, apesar de que, à medida que o trilho vai “envelhecendo”, nas zonas mais verticais, o “escoar” da terra por via da erosão tem vindo a expor mais pedras, e o trilho está progressivamente a ficar mais duro. 




under da bridge


Existe um salto, que diria que está “extremamente assinalado”, mas que só com bastante velocidade é que lá se consegue voar um bocadinho. Uma das partes mais “emblemáticas” é uma muito longa curva para a direita, sempre em offcamber, que passa por debaixo de um dos viadutos da A21 e que dá entrada para a parte de floresta do trilho, que nos leva até à Sra. Do Arquitecto. A localização da capela é mesmo remota, bem no meio do mato, mas tem uns banquinhos mesmo fixes para descansar um bocadinho e repor os líquidos.


 
deep in da woods - Capela Sra. Arquitecto

 
escadas @ Sra. Arquitecto

Como se isto não fosse suficiente para fazer valer as pedaladas desde a Ericeira até Mafra, logo a seguir ao Sr. Heitor começa a ligação ao vale do Lizandro através do Trilho das Pontes. Este é um single track que vai atravessando por diversas vezes a ribeira do Muchalforro através de uns shores, o que lhe valeu o nome. No entanto, e apesar dos esforços e das constantes manutenções do Mafra BTT, as pontes estão frequentemente destruídas pela força da água, e as que estão de pé, abanam assustadoramente à passagem. Tem cerca de 1300m, e é um trilho de pedal, apesar de ter acumulado negativo.


Trilho das Pontes


 
Trilho das Pontes


Quando disse que era um single, este é mesmo single. Por ser ao lado do rio é bastante fechado com canaviais, e em várias zonas, vamos ali bem enfiados num túnel de vegetação. A progressão, pelo menos durante o verão, é fácil e é um trilho bom para “apreciar calmamente” e desfrutar da imersão na natureza. Com frequência passam coelhos à nossa frente, e também uma espécie de mangustos / doninhas, que agora sei que se chamam (popularmente) de saca-rabos, e nas passagens de rio, é só rãs a saltar para dentro de água.

Trilho das Pontes

O trilho termina junto ao vale do lizandro, nas hortinhas que ladeiam o rio, onde também desembocam o Trilho da Amazónia e o do Medronho (este fica para vos contar noutro post).  Nos dias em que não apetece subir mais, é seguir pelas hortinhas até à Sra. Do Ó e daí, regressar pelo “paredão” até onde o mar é mais azul!


"Where the trail ends"


Vale do Lizandro

Sem comentários: