segunda-feira, 17 de julho de 2017

Mafra BTT - Trilho da Amazónia

Infelizmente, os trilhos não são todos a descer. Mas mesmo os single tracks sem pendente podem ser interessantes, e o da “Amazónia”, como foi tão correctamente baptizado pelos traibuilders , é a prova disso mesmo. Este faz parte do lote de trilhos do Mafra BTT e fica ali na zona da fronteira entre os concelhos de Sintra e de Mafra. O single começa no Carvalhal, uma terra central nesta rede de trilhos, e ladeia o Rio Lizandro até chegar quase a Montesouros, que é também local onde vários vales (e respectivos trilhos) convergem.


Trilho da Amazónia



Dry season


Por ser tão junto ao rio, é palco de uma vegetação super densa, de várias nascentes de água pelo caminho e é circundado por uma vegetação abundante e luxuriante. Daí o seu nome, pois temos ali algumas zonas que parece realmente que fomos parar a uma floresta tropical! Por esse mesmo motivo, este é um trilho que é mais para o Verão do que propriamente para o Inverno. 

sketchy shores


No Inverno, para além da lama abundante e dos shores escorregadios, não é preciso chover muito para que o Lizandro galgue as suas margens e nos deixe com água pelos joelhos. E por ser tão fechado e húmido, torna-se bastante fresco nos dias mais quentes, e algumas nascentes de água que encontramos pelo caminho são potáveis e quando este trilho foi aberto há uns anos, os colegas do Mafra BTT até lá tinham penduradas numa árvore umas canequinhas de barro para todos poderem utilizar. Claro que, à medida que foram lá passando pessoas,  as canequinhas já desapareceram…

Rain season - Trilho da Amazónia no Inverno



deep in da woods!



Mesmo durante a época seca, é um trilho de progressão lenta, com alguns skills de offroad envolvidos, ou seja… não se deixem enganar pela altimetria "suave", não é nenhuma “auto-estrada” para ciclo cross. É um verdadeiro trilho de MTB!


Where the trail ends...





Trilho da Amazónia stats @ trailforks.com

Sem comentários: