quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dá-lhe no pitch

Estava prometido que iria aqui fazer uma apresentação “decente” da minha nova montada, e o prometido é devido. Antes de tudo, comentar o que surpreendeu alguns companheiros de rides: a marca – Specialized. Para mim a Specialized sempre foi a “bike do povo”. Não quero dizer com isto que seja uma marca menos boa, muito pelo contrário, até são responsáveis por muitas inovações que hoje fazem parte do quotidiano das duas rodas, mas no fundo, irrita-me a falta de exclusividade e andar com a bike número 109456 de um determinado modelo, e ver sempre duas iguais em qualquer volta que dê. Mas apareceu um bom negócio, já andava um bocado farto de bicicletas que são muito exclusivas mas para as quais nunca há peças, e enfim, rendi-me, perdi a cabeça, e comprei uma Specialized Pitch de 2010, mas nova!

Specialized pitch comp "pearl white"


A Specialized Pitch é uma espécie de irmã mais nova da Specialized Enduro, que pelo seu nome não deixa dúvidas do tipo de utilização a que se destina, apesar de que o Enduro / All Mountain é uma vertente com fronteiras pouco claras. As bikes são semelhantes na sua geometria, sendo que o que difere são os materiais usados na sua construção: a Enduro varia entre o alumínio M5 e o carbono, enquanto que a Pitch usa alumínio M4. A diferença entre M5 e M4? A mais clara, é sem dúvida o preço! De resto, a geometria é partilhada: 150mm de curso traseiro em sistema FSR, uma distancia entre eixos muito generosa e uns soberbos 67º de ângulo de direcção. Para terem ideia do quão “aberta” ela é, a Hot Chili tem precisamente o mesmo ângulo de direcção!

Os companheiros de ride

Depois de no momento da compra me terem tirado as medidas todas, de terem ajustado as suspas pelo menos uma meia dúzia de vezes até estarem “perfeitas” para meu peso, estava na hora de levar a bicha para o offroad. Belas era o sítio ideal para uma volta adequada às características da pitch, pelo que combinei com o Gonçalo e com o Rui (que levou a minha wheeler) irmos raidar no domingo de manhã. Para não assustar os meus companheiros de ride deste dia, deixei os “body armours” em casa e fui com indumentária de puro cross. Chegados a Belas, entrámos pelo ponto mais a Sul e fomos rumando até ao monte do marco geodésico onde ia fazer os meus testes. O primeiro teste, era mesmo a subida. Eu, que vinha de uma bike com um sistema de suspensão semelhante - Four Bar Linkage - estava curioso de ver o que era o tal FSR da Specialized. Na verdade, é um four bar linkage com um artefactozinho chamado "horst link", que vos posso dizer, faz toda a diferença a subir. Parabéns aos engenheiros mecânicos, tinha acabado de ficar com um bocado menos de vergonha de ser um feliz proprietário de uma Specialized. O segundo teste era no sentido contrário. Mais uma surpresa me aguardava. Depois de me despedir dos meus companheiros de rides com as devidas instruções sobre a primeira secção do trilho das mines, fiz-me à pista. Depois de umas curvas rápidas, cheguei ao primeiro gap com velocidade sem ser necessário uma pedalada, e nos restantes obstáculos portou-se à altura, apesar de ter ficado com a sensação de que a frente está um pouco baixa ou "longa" demais, o que me faz cair de frente nos saltos. Mas a maneira como os 150mm atrás funcionavam estavam a deixar-me mesmo convencido que se calhar os gajos da Specialized não eram parvos de todo, e que as duvidas que tinhas sobre o amortecedor a ar da X-Fusion eram infundadas. Quando chegámos à vertical, foi como se estivesse na chili e de capacete integral. E fui "obrigado" a repetir o obstáculo, porque o Gonçalo duvidava que o trilho fosse por ali, ou que bicicletas conseguissem descer paredes.


Rendido às evidências


Depois de mais uma subida e descida, e apesar de ser contra as minhas convicções, estava rendido à Specialized!

3 comentários:

TC disse...

Dá-lhe no pitch e no bass!!
Boa montada tens tu aí mano. Tens de vir até ao lado fixe do tejo dar umas pedaladelas com a minha também recente Trek.
Bons rides!!
ps: "pearl white" é mais uma vez um cor um bocado abichanada...

Anónimo disse...

encontrem se a meio caminho e façam um pincanço na vasco da gama!!
maquinas pelos vistos nao vos faltam!


jay

.: sub :. disse...

@ covas: velho, contigo ja ta combinado pra junho :) pá o peral white vem da tradição automobilística.

@ jay: zé maratonas :) fdx quando é que me dás o prazer de ir raidar contigo? mas de bike, não é a pé, e aqui ao pé, sem ser ir daqui a fátima!!!

abraços!