segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Teaser

Há já alguns anos que se realiza um evento de bicicletas no coração dos alpes, na região fronteiriça entre a França e a Suiça. Podíamos, por causa dos dorsais, ser levados a crer que se trata de uma corrida, mas numa corrida não há pessoal a meio a parar para ir beber uma cervejola e comer uns petiscos. Podia-se chamar de “festa alpina de mountain bikers”, mas com 80kms para fazer em 10h, ou passas a noite na montanha, não estou a ver motivos para grandes festas. Podia ser chamado de passeio, mas num passeio não costumas ver o Nico Vouilloz e a Anne Caroline Chausson a subir ao pódio no fim do dia. Podia-se chamar de “feira de mountain bikes”, mas os stands que estão montados ao longo da prova têm, em vez de bikes e componentes, todo o tipo de iguarias regionais... baguettes com queijos franceses e presunto, raclettes, salsichas alpinas, chocolate suiço, fondues e muita cerveja. Portanto, à falta de melhor definição, vamos chamar isto pelo nome: Pass’portes du Soleil.

 can i have a beer please?

O Pass’portes du Soleil é um evento realizado na maior rede de trilhos para bicicletas de montanha da Europa (650kms!!), uma zona situada entre a Suíça e a França chamada Portes du Soleil, que inclui alguns bike parks mais emblemáticos da europa: Les Gets e Morzine na França e Champéry e Morgins na Suiça . O traçado da prova, percorre num só dia 80kms no meio dos Alpes, atravessando por diversas vezes a fronteira. Para aqueles que neste momento estão a pensar que eu não sou gajo para estar tão entusiasmado com uma epopeia de 80kms em terreno fortemente acidentado, vou dar o detalhe mais importante, que já se adivinhava pelos nomes que eu disse que subiram ao pódio: trata-se de um evento de "gravity", e estes 80kms são feitos com a ajuda de 14(!) teleféricos e têm cerca de 6500m de desnível negativo acumulado!! Sim, leram bem bros!! Seis mil e quinhentos metros a descer. 

 this view takes all my words for another smart ass comment

Mas não se enganem, não é nenhum passeio. Há ciclistas de estrada profissionais que confessam que ao início subvalorizaram o esforço envolvido e depois sentiram dificuldades em terminar a prova. Mas isso são ciclistas de estrada. Nós, que temos alguma experiência em MTBs no geral e descidas em particular, sabemos bem que 80kms a descer, com 6500m para "gastar" não é uma coisa que se adivinhe fácil. Para além disso, ao passar o dia entre os 1000 e os 3000m de altitude, em esforço, é inevitável que o ar rarefeito da montanha acrescente alguma dificuldade à coisa. Há opções de 30kms e 45kms, mas o verdadeiro Pass’portes é de 80kms.


it's not for the faint of heart


E é por isso que este teaser chega quase um ano antes de se realizar o dito evento (27, 28 e 29 Junho do próximo ano). Para além da logística que está implicada numa deslocação a Les Gets, este é o tipo de coisa que exige alguma preparação física e portanto, se se quiser disfrutar realmente do ride, há que começar a encher e acumular kms.

Sem comentários: