sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Seven is the new six - 2nd act

Eu estou convencido de que tenho alguns dons proféticos. Pelo menos gosto de pensar que sim. E não pensem que tenho visões ou que vejo a virgem maria numa tosta mista. O que acontece, é que com a idade, por experiência e analogia com o passado, já sabemos de antemão onde alguns caminhos desconhecidos vão desembocar no futuro. Nas bikes não é diferente. Há uns anos atrás, já aqui no blog se previa que o 650B ia ser o tamanho de roda de referência no MTB. E adivinhámos também que as bikes de super enduro iam virar isto tudo outra vez.  Apesar disto, não adivinhámos tudo…


 Zandinga!


Para quem não acompanha tão de perto o mundo do mountain biking, vou fazer o resumo. Desde o inicio desta época de 2017 que temos visto algumas novidades na taça do mundo de DH, e a comunidade anda louca com elas. A roda 26 simplemente desapareceu, e deu lugar ao novo standard, o 650B ou 27,5 para quem prefira assim. No entanto, não satisfeito com as rodas maiores, o Greg Minnaar logo numa das etapas iniciais aparece com uma bike de DH com roda 29. A ele se seguiram mais uma série de riders que decidiram passar para este diâmetro de roda, e o que começou como uma “loucura” individual do Minnaar, passou a standard em poucos meses. Mas muitos dirão que esta era uma inevitabilidade, que rodas maiores sempre foram melhores para descer (os mesmos que há uns anos diziam que uma roda maior só era boa para pedalar), mas que o diâmetro das jantes comprometia a sua resistência. À medida que o material melhorou e se tornou fiável, era expectável que esta transição ocorresse.

"Go Greg" - "Yeah booooooy!"

Agora, o que ninguém estava à espera (excepto nós aqui na GAS) era que alguém fizesse o percurso inverso. Já em 2013, quando começaram a aparecer as bikes de super enduro, escrevi aqui um post sobre isso (seven is the new six), em que dizia que estas novas bikes iam  “criar a dúvida ao pessoal do downhill, que perante um traçado sinuoso e de dificuldade técnica um pouco mais baixa, vai começar a olhar para a bike de super-enduro que por acaso também está na carrinha, e se vai por a pensar se não será que aquela bike, mais leve, com mais resposta e mais ágil, não será uma melhor opção para aquela pista”  . O que não esperava é que o gajo que viesse  a ter estas dúvidas fosse o Sam Hill. Para quem não está por dentro, o Sam Hill tem andado um bocado fora da “cena” DH e tem disputado a taça mundial de enduro (EWS). Mas na semana passada, regressou ao DH apenas para  prova do Campeonato do Mundo e a grande surpresa foi a bike que elegeu para descer – uma Nukeproof 275 – uma bike de enduro. E se a escolha, por si só já diz muito sobre as capacidades destas bikes, o resultado obtido tira todas e quaisquer dúvidas – um 6º lugar. Isto vindo de um rider que não está no DH há quase 2 anos, chega ali, e deixa para trás 50 marmanjos com “big rigs” numa pista de mundial, com a exigência que bem sabemos. É certo que a pista de Cairns tinha uma série de características que a tornavam ideal para esta experiência, mas o facto de esta ter corrido tão bem, deixou a comunidade mtbistica de queixo caído, e até a industria ficou um bocado a pensar sobre isto. Porque se o Sam, com esta bike saca um 6º lugar “sem ir aos treinos”, até que ponto continua a fazer sentido explorar comercialmente bicicletas especificas para descer, que não sobem sem ser de teleférico ou carrinha, e que ficam atrás de bikes de super enduro numa pista de downhill?

A arma do crime


Uma coisa é certa: depois de o Sam Hill ter aberto esta porta, vamos ver em 2018, campeonatos de downhill locais, nacionais e mesmo mundiais, a ser invadidos por bikes de enduro. E se os amadores, que são os gajos que compram as bikes não vão optar por bikes de DH porque não são pedaláveis e são mais lentas nas pistas de DH, vamos “emagrecer” as bikes de DH ou aumentar o nível de dificuldade das pistas? E será que isso, não vai afastar ainda mais os amadores das pistas de DH e mandá-los para o enduro,”que é mais soft e eu já não tenho idade para estas merdas”? Ou vamos vê-las exclusivamente uma vez por ano, no Rampage, onde os 62º de angulo de direcção e os 250mm na traseira fazem realmente falta? Muita tinta e projectos de CAD vão correr nos próximos tempos sobre isto…

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